DICAS DE LAVAGEM

 

Para que suas Dólmãs e Jalecos tenham maior duração, destinamos este espaço para compartilhar dicas de lavagem destas peças. Seguindo nossas dicas seu traje profissional fica conservado por muito mais tempo.

 

ANTES DE LAVAR

Ao usar qualquer solução para tirar manchas de seu uniforme, convém fazer antes um teste numa pontinha mais escondida da roupa para ver o resultado. Sempre que manusear produtos químicos, use luvas nas mãos, ou as lave bem com sabonete em água corrente.

 

LAVANDO ROUPAS BRANCAS

Para uma maquinada de roupa branca, rale um sabonete LUX branco (embalagem azul e branco), dilua em 500ml de água fervente. Na máquina já com água, despeje o sabonete líquido + 200ml de álcool líquido. Acionar ao processo normal de lavação.

 

LAVANDO DE PRODUTOS JEANS

a) Como qualquer calça jeans de cor intensa, essa peça também solta tinta nas primeiras lavagens. Assim, orientamos que lave antes de usar a primeira vez, para que não manche outras peças de roupa, como calça, camisa ou avental;

b) Dica: há uma prática antiga, mas muito útil, que é lavar seu traje jeans com vinagre. Já testamos e funciona! Pode relaxar, pois o cheiro ácido do vinagre não impregna na roupa.

c) Lavagem de produtos Jeans à mão: para lavar à mão, acrescente 1/2 copo de vinagre (cerca de 100ml) a uma bacia com água fria. Deixe de molho do dia para a noite. Depois, lave os jeans com água fria.

d) Lavagem de produtos Jeans em máquina: em uma máquina de 06 kg cheia, coloque 200ml de vinagre. Seque seu traje jeans na sombra.

 

SECAGEM DE PRODUTOS JEANS

Coloque sua Dólmã jeans para secar na sombra, pois o sol pode acelerar o processo de desbotamento. Vire a peça do avesso. Desta forma, evita-se que a tinta entre em contato com o sabão e ajuda a manter a cor.

 

Importante: cuidado com a temperatura da água! Nunca lave peças escuras em água quente, pois desbota. Use apenas água fria.

 

DICAS

Quando manusear limão, não saia ao sol, pois ele mancha e pode até queimar a sua pele.

O sol pode “queimar” o tecido, mudando o tom da cor. Esfregar sempre cm muito cuidado para que não criem bolinhas. Nem todos os tecidos podem ser lavados em processo de água quente, pois podem encolher ou até mesmo derreter!

Água sanitária, mesmo na roupa branca, poderá amarelar o tecido e até mesmo acabar, aos poucos, com a fibra do tecido, ou seja, o tempo de vida útil da peça será a metade do previsto.

Nem todos os uniformes podem ser deixados de molho, principalmente aqueles que têm detalhes em outras cores.

Prestar atenção na composição dos tecidos ao colocar as peças para lavar ou secar em processo quente, pois, por exemplo, o tecido 100% algodão pode encolher significativamente.

A lavagem deve ser feita no máximo a 40°C, e cores vivas e intensas devem ser lavadas em separado.

É admitida a temperatura de até 130°C para passar roupas, lembrando sempre que para todos os tecidos que contém poliéster ou viscose na sua composição, usar uma fralda ou protetor de ferro.

 

REMOVENDO MANCHAS DIVERSAS

CERA
​Tirar primeiramente o grosso com uma lâmina; aplicar éter ou benzina, depois polvilhe talco e lave com água quente e sabão.

FERRUGEM
Aplicar produto tira ferrugem no local da mancha, deixar por uns minutos, esfregar de leve e depois lavar normalmente.

GRAXAS/GORDURAS EM GERAL
Primeiro retire o excesso com uma lâmina; em, seguida passe benzina. Lavar manchas com detergente neutro, esfregando levemente, e depois lavar normalmente.

IODO
Embeber um pano em leite, em seguida, lavar com água e sabão. Pode-se também aplicar um pouco de água com bicarbonato de sódio.

CANETA/BATOM
Aplicar álcool líquido sobre a mancha, esfregar de leve e depois lavar.

SANGUE
Mancha de sangue, se não for limpa na hora, fica mais complicado para limpar, pois deve ser retirada antes de secar! Lavar com água fria e sabão. Também pode ser aplicada água oxigenada de 20 vols, em seguida enxaguar com água ou gotejar leite sobre a mancha e deixar agir por alguns minutos; lavar normalmente.

SUOR
Podem ser retiradas com sumo de limão. Coloque sobre a roupa seca e deixe por algum tempo. Outra solução é uma mistura de água com bicarbonato de sódio, deixe de molho e depois lave normalmente.

REVELADOR
Sal e limão nos pontos manchados e deixar ao sol. Outra solução é o bicarbonato de sódio misturado com água, deixar de molho e lavar normalmente.

 

Como lavar seu traje?

 

As condições fundamentais para a conservação dos trajes de maneira impecável são adotar métodos de utilização que estejam coerentes com o produto seguindo as intruções de lavagem e conservação indicada na etiqueta de garantia fixada em seu traje.

° Mantenha a roupa sempre seca antes de lavá-la;

° Nunca lave roupas brancas e coloridas juntas;

° Esvazie os bolsos, abra os botões e levante o colarinho;

° Feche os zippers, vire a roupa do avesso e vire a gola;

° Não sobrecarregue a máquina de lavar;

° Não recomendamos deixar peças compostas de cores claras e escuras de molho principalmente por período prolongado;

° Use sabão em pó específico para sua roupa.

 

Lavagem Manual

 

° Nas primeiras lavagens a cor pode sangrar, portanto a roupa deve ser lavada separadamente;

° É apropriado que o traje seja lavado com frequência, pois a gordura e o suor são levemente corrosivos e quando não removidos, podem danificar a fibra;

° Deixe o sabão ou solvente dissolver totalmente antes de adicionar a roupa;

° Não esfregue a roupa sobre a pedra do tanque ou escova. Aperte sutilmente. Ao esfregá-la, você poderá desgastar sua superfície e afetar suas cores;

° Não são indicadas as utilizações de produtos para lavagem à base de cloro, como água sanitária em função do cloro danificar as fibras do tecido. É importante observar antes da lavagem se à água a ser utilizada está esbranquiçada, pois é um sinal de excesso de cloro;

° Caso existam manchas ou sujeiras extremamente impregnadas no tecido, indicamos enviar o traje para lavanderia especializada.

 

Alvejamento

 

° Não indicado o uso de alvejantes nos processos de lavagem;

° Nunca use alvejantes à base de cloro ou hiploclorito de sódio na lavagem.

 

Secagem

 

° É recomendável que a secagem do traje seja feita à sombra. Quando ocorrer secagem ao sol, o traje deverá ser mantido do lado avesso com fechos e botões devidamente fechados.

° Enxágue corretamente o traje, lembrando-se sempre que para a sua melhor conservação é recomendável a secagem preferencialmente à sombra.

° Dobre as roupas pesadas, para que não amassem demasiadamente;

° Caso a área de secagem for interna, certifique-se de que esteja bem ventilada;

° Algumas roupas tendem a deformar, recoloque-as na forma original ainda úmida de modo que não deformem;

° Sempre observar as intruções de secagem na etiqueta.

 

Como passar

 

° Aconselhável sempre iniciar o processo de passadoria com as roupas que exigem menor temperatura;

° Verifique a regulagem do ferro elétrico;

° Sempre dê preferências às baixas temperaturas, principalmente nos artigos sintéticos(100% Poliéster), pois altas temperaturas são sempre prejudiciais ao tecido, comprometendo o aspecto e podendo danificar o tecido;

° A roupa deve estar ligeiramente úmida ao passar

° Recomenda-se passar a roupa pelo avesso.

]